Olá meus amores...
Como se foram de final de semana???
Espero que bem...o meu apesar da correria no trabalho foi ótimo.
Ontem a tarde fui caminhar e levei meu cachorro o cafap, e ele chama muita atenção e por tabela eu acabo chamando também, foi muito engraçado porque todo mundo que passa olha pra ele, quer pegar, pergunta nome e ele acaba se estressando com tanto assedio e minha caminhada acaba nem ficando tão produtiva assim, mais ele tem que passear e caminhar, pois está ficando acima do peso e a estrutura corpórea dele não aguenta muito peso, então RA nele também kkkkk.
Olha ele ai que safado...
Ele está com quase 12kg e segundo o veterinário o ideal e 10kg no máximo.
Mais agora mudando de assunto, quero dar continuidade ao meu post anterior, sobre ÍNDICE GLICÊMICO (I.G) dos alimentos, eu nunca tinha me preocupado com isso, mais andei lendo e é algo muito interessante e como faz a diferença quando conhecemos um pouco mais os alimentos.
Por mais experiência que se tenha no assunto, sempre temos algo pra aprender. A alimentação e muito complexa e temos que tomar muito cuidado.
por isso fui atrás pra entender um pouco mais sobre o assunto e vou passar pra vocês, pois assim como eu, talvez muitos não entendam também.
O que é Índice Glicêmico?
O índice glicêmico (IG) é um método, proposto pelo Dr. David Jenkins, pesquisador da Universidade de Toronto – Canadá, em 1981. Ele representa a qualidade de uma quantidade fixa de carboidrato disponível de um determinado alimento, em relação a um alimento-controle, que normalmente é o pão branco ou a glicose, a partir daí, são classificados baseados em seu potencial em aumentar a glicose sangüínea. Através da analise da curva glicêmica produzida por 50g de carboidrato (disponível) de um alimento teste em relação a curva de 50g de carboidrato do alimento padrão (glicose ou pão branco). Atualmente utiliza-se o pão branco por ter resposta fisiológica melhor que a da glicose.
Equação:
CG = IG x Teor CHO disponível na porção do alimentos/ 100
Qual a Importância de Consumir Alimentos com Baixo IG?
Diante desta situação, vale ressaltar a importância da orientação nutricional realizada pelo nutricionista especialista no atendimento as pessoas com diabetes, no sentido de esclarecer quanto a viabilidade e vantagens na escolha de alimentos com baixo IG e CG.
Como Identificar IG dos Alimentos?
Tal índice foi proposto para auxiliar a seleção de alimentos, assim quando alimento controle utilizado é o pão , os alimentos analisados que apresentam IG 95, são considerados de alto IG. Caso o alimento padrão seja a glicose, considera-se alto, IG > 70, médio IG 56 – 69 e baixo IG < 55.A recomendação para o uso do IG, baseia-se, principalmente, na substituição de alimentos de alto por baixo IG ao longo do dia.
Onde Encontrar Informações sobre o IG dos Alimentos?
A primeira tabela divulgando valores de IG dos alimentos foi publicada em 1981 e continha 62 alimentos, desde então o número de alimentos de todo o mundo, vem sendo amplamente analisados por pesquisadores do Canadá, Austrália, Nova Zelândia. No Brasil, o IG de alguns alimentos como o abacaxi, morango, banana, feijão, arroz e alguns alimentos industrializados, vem sendo analisados pela Professora Dra. Elizabete Wenzel de Menezes, coordenadora da equipe na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP).
Segue o linck da tabela internacional de I.G
Espero que tenham gostado, eu reavaliei muita coisa depois de conhecer um pouco mais sobre o assunto.
Beijos no S2...
Jacque.

Nenhum comentário:
Postar um comentário